terça-feira, 5 de janeiro de 2010

CHEVROLET AMERICANA X CHEVROLET BRASILEIRA

Já faz um tempo que escrevi uma redação, sobre a comparação entre a GM Americana x GM Brasileira e de lá pra cá, as coisas mudaram, vários lançamentos foram feitos pela GM, mas hoje, será realmente que houve uma mudança significativa como a GM prometeu?

Houve uma mudança e sim, muito significativa, vários carros antes comercializados lá, agora são comercializados aqui, o único porém é que ocupam categorias bem diferentes nos dois países.

Se nosso compacto de entrada continua sendo o celta, o compacto americano mudou, antes o GM Aveo, mas agora passa a ser o Spark, ou até mesmo o nosso conhecido Sonic, o Spark custa mil dólares a menos, com isso tiramos para esse primeiro comparativo o Spark da GM Americana e o Celta da GM brasileira
CHEVROLET SPARK X CHEVROLET CELTA




O Spark não é um carro muito grande, ainda um sonho de se tornar um celta no Brasil, mas por enquanto não há comprovação que realmente será o nosso compacto de entrada. Em tamanho se equivale ao celta, mas em design a superioridade é absoluta.






O preço inicial do Spark começa em $ 12.500, ou equivalente a r$ 24.000, e já vem completo e muito completo de fábrica, incluindo desde controle de estabilidade até rodas de liga-leve, mas não para por aí, o Spark vem com um motor 1.2 L com 84 CV de potência, equipado em sua versão Top linha, que custa $15.000, a 2LT que vem com Câmbio  Automático, e vários itens de luxo para nós modestos Brasileiros.





O Acabamento do Spark é muito superior ao do Celta.










Agora de volta ao Brasil, temos o Celta, nosso compacto que em sua versão de entrada, sem nenhum opcional e ainda duas portas, tem o preço inicial de R$ 24.500, coincidência ou não,  aproximadamente o mesmo valor do Spark.
Em sua versão Top de linha, com os 5 itens que a gente já conhece o celta passa a custar o equivalente a R$ 29.000, preço bem parecido com o do Spark,
o celta vem equipado com um motor 1.0 que tem 78CV de potência. O acabamento do Celta é muito inferior ao do Spark. Em todos os quesitos o Spark ganha do Celta, menos em um, o Spark não é Flex, e o Celta sim, tudo bem que no Estados Unidos não é uma questão muito importante.


Por incrível que pareça, o Celta foi menos mal do que no comparativo anterior com o Aveo.

CORSA X SONIC

Como dito antes o comparativo leva em consideração a categoria, pode parecer estranho já que o Sonic tambem é vendido no Brasil, mas ocupa um categoria superior e um preço também.


O Sonic já conhecido por nós e é comercializado no Estados Unidos por um preço a partir de $ 14.000 ou equivalente a r$ 28.000 em sua versão mais básica, que já vem completa e com Rodas de liga leve 16", vem com o motor 1.8 Ecotec bem parecido com o que equipa o Cruze, já a versão top de linha a 2LZ vem com câmbio automático de 6 marchas, rodas de 17" e muitos outros opcionais, a 2LZ custa $ 14.700.
Curiosamente o Sonic é vendido no Brasil a partir de r$ 48.000, vem bem menos equipado e com o motor 1.6 Ecotec.
 
O Acabamento do Sonic é superior ao do Corsa, assim como o espaço interno.













Muitos podem criticar e dizer que o correto seria a disputado do Sonic com o Agile, já que o Agile foi
um projeto feito para países em desenvolvimento, e realmente poderia, mas preferi optar pelo Corsa, por causa da diferença de preço.

Produzido inicialmente pela Opel na Europa, o Corsa da terceira geração está aqui no Brasil desde 2002, com um visual defasado, fica difícil encarar seus concorrentes, mas tem um bom argumento ao seu lado; o preço.




 O pequeno Chevrolet, aos poucos vem perdendo espaço e equipamentos, desde o teto solar ao motor 1.8. Hoje o Corsa só é vendido na opçaõ Maxx que já vem completa de fábrica, e com motor 1.4, dentre os opcionais exclusivos se encontra apenas roda de liga leve. Ar condicionado, Direção Hidráulica, vidros, travas elétricas e air bag são itens de série.
 
O Corsa custa R$ 32.000, quase equivalente ao Sonic 2LZ.
O Corsa tem um bom acabamento, desempenho médio, consumo bom e mesmo defasado mantém o seus design Alemão.
Competir com um carro que em seus país custa quase 50% a mais, torna complicado alguma vantagem, a superioridade do Sonic é evidente.

COBALT X CRUZE

É impressionante como já deu para notar uma grande diferença entre o comparativo feito há dois anos com o atual, todos os carros mudaram, se não mudou pela Chevrolet Brasileira mudou pela Americana. Agora novamente mais um comparativo com ambos os carros que também são vendidos no Brasil.

O Cruze no Estados Unidos tem o mesmo design do Cruze vendido no Brasil, inicialmente vendido por $ 16.800, ou equivalente a R$ 34.000 o Cruze Americano vem equipado com o mesmo motor do Cruze Brasileiro, o 1.8 DOHC, muito completo de fábrica, dispõe de muito mais que o Cobalt. a sua versão Top de linha, vem equipado com um motor 1.4 Turbo, cambio automático e demais itens saí por $ 19.000.

O Acabamento tem uma diferença grande, já o espaço interno é um pouco parecido, mas o Cruze leva vantagem.
o Cruze é vendido no Brasil a partir de R$ 65.OOO


O Cobalt tem como grande trunfo, o tamanho, e realmente é grande, o porta-malas é maior que o do Cruze, seu design um pouco não muito comum, retrata uma nova categoria entre os carros, a busca pelo espaço interno e um desenho sofisticado. Espaço o Cobalt conseguiu, mas no desenho ao gosto de alguns ainda falta muito, principalmente criticado pela sua dianteira com faróis de SUV..


O Cobalt peca na motorização, um carro com um porte grande, feito para ter espaço e com o maior porta-malas da sua categoria no Brasil, vem com um motor 1.4, e seus 102 CV não são o suficiente para oferecer um bom desempenho, o acabamento é bom, mas fica bem atrás do Cruze.
O Cobalt é vendido a partir de R$ 38.000 em sua versão LS que nem tem ar-condicionado, já a sua versão top de linha a LTZ custa R$ 43.000.



O Cobalt foi um grande trunfo da Chevrolet Brasileira, mas ainda fica muito atrás do Cruze, oferecido em uma categoria semelhante para um país desenvolvido.


Com essas mudanças feitas pela Chevrolet, o comparativo se torna complicado, viria agora um comparativo entre dois sedans médios, americano e Brasileiro, o problema é o próximo pelo GM Brasileiro seria o Cruze, mas que já foi comparado anteriormente, e por opção o Sonic mas que também já foi comparado, com isso usaremos um novo critério; vamos comparar o sedam mais caro disponível pela GM Americana com o sedam mais caro disponível pela GM Brasileira.

IMPALA X OMEGA

No estados unidos o sedam mais caro disponível pela Gm é o impala, que custa $ 25.700, ou equivalente a R$ 50.000 em sua versão LS, a mais básica, equipado com um motor 3.6 V6 com os 300CV de potência, oferece um conforto de sedam, com um desempenho de esportivo.
Seu design defasado reflete o tempo do Impala, e que pode dar alguma vantagem para o Omega, porém, vantagem apenas por pouco tempo, pois o novo Impala deverá ser lançado ainda este ano.

O novo Impala, totalmente diferente deverá vim pelo mesmo preço, e com a motorização um pouco mais potente.









Já a GM Brasileira oferece o Omega, que vem equipado em uma única versão com um motor 3.6 V6, muito parecido com o do Impala, com apenas 1 CV a menos, o Omega é um verdadeiro luxo, mas ainda vem menos equipado que o Impala. O Impala possui alguns itens  que não são colocados a disposição de nenhum veículo disponibilizado pela GM Brasileira.





O Omega leva uma vantagem no design, mas não é tão grande assim, pode parecer o comparativo mas igualado dentre os outros, mas não é, o problema está no preço, o Omega custa R$ 160.000, o que 
equivale a três vezes o valor do Impala, isso mesmo, três vezes, com isso o Impala leva toda vantagem sobre o Omega, e quando o novo Impala for lançado, ahh, precisa nem dizer...




Depois de comparar os dois sedans mais caros da marca no Brasil e no Estados Unidos, vamos agora comparar as Pick-ups. Para esse comparativo tiramos a S-10 da GM Brasileira e a Avalanche da GM Americana.

S10 X SILVERADO

A Avalanche tem preço inicial de $ 35.800, ou equivalente a R$ 70.000, vem equipada com um motor 5.3 V8 a diesel que gera 320 CV de potência, sua versão mais cara, a LTZ, custa $ 40.000 e tem como diferencial um amplo sistema de som, suspensão diferenciada e câmbio automático.



 O Acabamento muito superior ao do S-10, com detalhes em madeira e amplo espaço interno, oferece o conforto de um sedam, o desempenho de um semi-esportivo e a força de um off-road.
 

Traseira da Silverado até lembra a da S-10










A S-10 está disponível a partir de R$ 56.000 a gasolina e com cabine simples, porém com cabine dupla, a diesel, na tração 4x4 e em sua versão mais cara, a LTZ, a GM passa a custar R$ 130.000, mais que o dobro da Avalanche em sua versão também top de linha.







 A S-10 vem com um motor 2.8 Turbo com potência de 180 CV, bem abaixo dos 320 CV da Silverado.
 O Acabamento da S-10 é muito bom, mas bem abaixo do da Silverado, assim como o espaço interno, e o design.
A nova S-10 conseguiu diminuir a vantagem que existia da S-10 anterior com a Silverado em um antigo comparativo feito há 2 anos atrás, mas a diferença ainda continua inaceitável.



CAMARO X CORVETTE

A GM do Brasil disponibiliza apenas um esportivo, o Camaro, a qual também é disponibilizado pela GM Americana, mas lá existem dois esportivos atualmente na linha da GM, além do Camaro, tem o Corvete, a qual é o carro mais caro disponibilizado pela GM Americana, o mesmo serve para a GM Brasileira, a qual tem o Camaro como carro mais caro da sua linha no Brasil.

O Corvette começa a partir de $ 50.000, o equivalente a R$ 100.000, porém a versão top de linha custa $ 110.000, a diferença...a versão inicial tem 430 CV, já a top de linha tem 638 CV, e é justamente esse que vamos avaliar.

A versão ZR1 do conversível Norte-Americano vai de 0 a 100 km/h em incríveis 3,4 segundos, e a velocidade máxima de 370 KM/H,
O acabamento não se difere tanto do Camaro, mas ainda é superior, o design fica por conta do opinião pessoal, ambos tem bons desenhos, mas o que difere é o gosto, Camaro retrata um ícone dos anos 70, o Corvette não tem um design muito atual, mas sua aerodinâmica supera a do Camaro.
No Brasil é disponibilizado apenas uma versão do Camaro, que vem equipada com um motor de 400 CV, vai de 0 a 100 KM/H em 4,5 segundos, e tem velocidade máxima limitada a 250KM/H.
No Brasil custa R$ 210.000, o equivalente ao Corvette ZR1, porém a versão de entrada do Corvette a qual tem 430 CV de potência e um desempenho parecido com o do Camaro custa $ 50.000, o equivalente a metade do preço do Camaro vendido no Brasil.

O maior atributo para se medir um carro esportivo é o desempenho, enquanto o Corvette vai de 0 a 100 em 3,4 segundos, o Camaro leva seus 4,5, e em velocidade máxima, são os 370 KM/H contra os 250 do Camaro.
Resumindo, enquanto o Camaro encara BMW M3, o corvette brinca com Ferrari que custa um milhão e meio de reais.


Neste comparativo deu para perceber uma diferença do comparativo anterior, e ficou menos desigual, mas a diferença ainda continua inaceitável, a qual se deve pelos autos impostos cobrados, e a exploração das montadoras.



Por: Paulo Gustavo Quirino Pereira Constantino.






9 comentários:

  1. Cara estive no USA e alguei um Cobalt completinho. Vinha com tudo, ar, dh, computador de bordo, teto solar, bc eletrico, bc de couro, cruise control. É um carro no nível de Civic e Corolla. Ou seja você comparou um Corsa com um Civic/Corolla ai vemos que estamos MUITO MAL!

    ResponderExcluir
  2. esse pais eh um lixo...a começar pelas montadoras!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. O "menos pior" foi o Vectra kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Credo cara quanto erro de português......
    Aprenda a escrever......
    Mas, realmente, a GM aqui tá muito defasada....

    ResponderExcluir
  6. Compara a Gm america com a alema Opel pra ver se a americana leva vantagem que era de onde vinham os melhores projetos da Gm Brasileira

    ResponderExcluir
  7. A velocidade máxima do Corvette ZR1 na verdade é de 329 km/h e não 370 km/h

    ResponderExcluir
  8. uma vergonha, pq somos obrigados a pagar tao caro por um carro no brasil?

    ResponderExcluir
  9. se ninguem comprar e todos reclamarem dos altos preços, eles começam a cortar impostos e baixar o preco, mais o povo paga e aceita tudo.

    ResponderExcluir