Houve uma mudança e sim, muito significativa, vários carros antes comercializados lá, agora são comercializados aqui, o único porém é que ocupam categorias bem diferentes nos dois países.
Se nosso compacto de entrada continua sendo o celta, o compacto americano mudou, antes o GM Aveo, mas agora passa a ser o Spark, ou até mesmo o nosso conhecido Sonic, o Spark custa mil dólares a menos, com isso tiramos para esse primeiro comparativo o Spark da GM Americana e o Celta da GM brasileira
CHEVROLET SPARK X CHEVROLET CELTA
O Spark não é um carro muito grande, ainda um sonho de se tornar um celta no Brasil, mas por enquanto não há comprovação que realmente será o nosso compacto de entrada. Em tamanho se equivale ao celta, mas em design a superioridade é absoluta.
O preço inicial do Spark começa em $ 12.500, ou equivalente a r$ 24.000, e já vem completo e muito completo de fábrica, incluindo desde controle de estabilidade até rodas de liga-leve, mas não para por aí, o Spark vem com um motor 1.2 L com 84 CV de potência, equipado em sua versão Top linha, que custa $15.000, a 2LT que vem com Câmbio Automático, e vários itens de luxo para nós modestos Brasileiros.
O Acabamento do Spark é muito superior ao do Celta.
Agora de volta ao Brasil, temos o Celta, nosso compacto que em sua versão de entrada, sem nenhum opcional e ainda duas portas, tem o preço inicial de R$ 24.500, coincidência ou não, aproximadamente o mesmo valor do Spark.Em sua versão Top de linha, com os 5 itens que a gente já conhece o celta passa a custar o equivalente a R$ 29.000, preço bem parecido com o do Spark,
o celta vem equipado com um motor 1.0 que tem 78CV de potência. O acabamento do Celta é muito inferior ao do Spark. Em todos os quesitos o Spark ganha do Celta, menos em um, o Spark não é Flex, e o Celta sim, tudo bem que no Estados Unidos não é uma questão muito importante.
Por incrível que pareça, o Celta foi menos mal do que no comparativo anterior com o Aveo.
CORSA X SONIC
Como dito antes o comparativo leva em consideração a categoria, pode parecer estranho já que o Sonic tambem é vendido no Brasil, mas ocupa um categoria superior e um preço também.
O Sonic já conhecido por nós e é comercializado no Estados Unidos por um preço a partir de $ 14.000 ou equivalente a r$ 28.000 em sua versão mais básica, que já vem completa e com Rodas de liga leve 16", vem com o motor 1.8 Ecotec bem parecido com o que equipa o Cruze, já a versão top de linha a 2LZ vem com câmbio automático de 6 marchas, rodas de 17" e muitos outros opcionais, a 2LZ custa $ 14.700.Curiosamente o Sonic é vendido no Brasil a partir de r$ 48.000, vem bem menos equipado e com o motor 1.6 Ecotec.
O Acabamento do Sonic é superior ao do Corsa, assim como o espaço interno.
Muitos podem criticar e dizer que o correto seria a disputado do Sonic com o Agile, já que o Agile foi
um projeto feito para países em desenvolvimento, e realmente poderia, mas preferi optar pelo Corsa, por causa da diferença de preço.
Produzido inicialmente pela Opel na Europa, o Corsa da terceira geração está aqui no Brasil desde 2002, com um visual defasado, fica difícil encarar seus concorrentes, mas tem um bom argumento ao seu lado; o preço.O pequeno Chevrolet, aos poucos vem perdendo espaço e equipamentos, desde o teto solar ao motor 1.8. Hoje o Corsa só é vendido na opçaõ Maxx que já vem completa de fábrica, e com motor 1.4, dentre os opcionais exclusivos se encontra apenas roda de liga leve. Ar condicionado, Direção Hidráulica, vidros, travas elétricas e air bag são itens de série.
O Corsa custa R$ 32.000, quase equivalente ao Sonic 2LZ.
O Corsa tem um bom acabamento, desempenho médio, consumo bom e mesmo defasado mantém o seus design Alemão.
Competir com um carro que em seus país custa quase 50% a mais, torna complicado alguma vantagem, a superioridade do Sonic é evidente.
COBALT X CRUZE
É impressionante como já deu para notar uma grande diferença entre o comparativo feito há dois anos com o atual, todos os carros mudaram, se não mudou pela Chevrolet Brasileira mudou pela Americana. Agora novamente mais um comparativo com ambos os carros que também são vendidos no Brasil.
O Cruze no Estados Unidos tem o mesmo design do Cruze vendido no Brasil, inicialmente vendido por $ 16.800, ou equivalente a R$ 34.000 o Cruze Americano vem equipado com o mesmo motor do Cruze Brasileiro, o 1.8 DOHC, muito completo de fábrica, dispõe de muito mais que o Cobalt. a sua versão Top de linha, vem equipado com um motor 1.4 Turbo, cambio automático e demais itens saí por $ 19.000.O Acabamento tem uma diferença grande, já o espaço interno é um pouco parecido, mas o Cruze leva vantagem.
o Cruze é vendido no Brasil a partir de R$ 65.OOO
O Cobalt tem como grande trunfo, o tamanho, e realmente é grande, o porta-malas é maior que o do Cruze, seu design um pouco não muito comum, retrata uma nova categoria entre os carros, a busca pelo espaço interno e um desenho sofisticado. Espaço o Cobalt conseguiu, mas no desenho ao gosto de alguns ainda falta muito, principalmente criticado pela sua dianteira com faróis de SUV..O Cobalt peca na motorização, um carro com um porte grande, feito para ter espaço e com o maior porta-malas da sua categoria no Brasil, vem com um motor 1.4, e seus 102 CV não são o suficiente para oferecer um bom desempenho, o acabamento é bom, mas fica bem atrás do Cruze.
O Cobalt é vendido a partir de R$ 38.000 em sua versão LS que nem tem ar-condicionado, já a sua versão top de linha a LTZ custa R$ 43.000.
O Cobalt foi um grande trunfo da Chevrolet Brasileira, mas ainda fica muito atrás do Cruze, oferecido em uma categoria semelhante para um país desenvolvido.
Com essas mudanças feitas pela Chevrolet, o comparativo se torna complicado, viria agora um comparativo entre dois sedans médios, americano e Brasileiro, o problema é o próximo pelo GM Brasileiro seria o Cruze, mas que já foi comparado anteriormente, e por opção o Sonic mas que também já foi comparado, com isso usaremos um novo critério; vamos comparar o sedam mais caro disponível pela GM Americana com o sedam mais caro disponível pela GM Brasileira.
IMPALA X OMEGA
No estados unidos o sedam mais caro disponível pela Gm é o impala, que custa $ 25.700, ou equivalente a R$ 50.000 em sua versão LS, a mais básica, equipado com um motor 3.6 V6 com os 300CV de potência, oferece um conforto de sedam, com um desempenho de esportivo. Seu design defasado reflete o tempo do Impala, e que pode dar alguma vantagem para o Omega, porém, vantagem apenas por pouco tempo, pois o novo Impala deverá ser lançado ainda este ano.
Já a GM Brasileira oferece o Omega, que vem equipado em uma única versão com um motor 3.6 V6, muito parecido com o do Impala, com apenas 1 CV a menos, o Omega é um verdadeiro luxo, mas ainda vem menos equipado que o Impala. O Impala possui alguns itens que não são colocados a disposição de nenhum veículo disponibilizado pela GM Brasileira.
O Omega leva uma vantagem no design, mas não é tão grande assim, pode parecer o comparativo mas igualado dentre os outros, mas não é, o problema está no preço, o Omega custa R$ 160.000, o que equivale a três vezes o valor do Impala, isso mesmo, três vezes, com isso o Impala leva toda vantagem sobre o Omega, e quando o novo Impala for lançado, ahh, precisa nem dizer...
Depois de comparar os dois sedans mais caros da marca no Brasil e no Estados Unidos, vamos agora comparar as Pick-ups. Para esse comparativo tiramos a S-10 da GM Brasileira e a Avalanche da GM Americana.
S10 X SILVERADO
A Avalanche tem preço inicial de $ 35.800, ou equivalente a R$ 70.000, vem equipada com um motor 5.3 V8 a diesel que gera 320 CV de potência, sua versão mais cara, a LTZ, custa $ 40.000 e tem como diferencial um amplo sistema de som, suspensão diferenciada e câmbio automático.O Acabamento muito superior ao do S-10, com detalhes em madeira e amplo espaço interno, oferece o conforto de um sedam, o desempenho de um semi-esportivo e a força de um off-road.
Traseira da Silverado até lembra a da S-10
A S-10 está disponível a partir de R$ 56.000 a gasolina e com cabine simples, porém com cabine dupla, a diesel, na tração 4x4 e em sua versão mais cara, a LTZ, a GM passa a custar R$ 130.000, mais que o dobro da Avalanche em sua versão também top de linha.A S-10 vem com um motor 2.8 Turbo com potência de 180 CV, bem abaixo dos 320 CV da Silverado.
O Acabamento da S-10 é muito bom, mas bem abaixo do da Silverado, assim como o espaço interno, e o design.
A nova S-10 conseguiu diminuir a vantagem que existia da S-10 anterior com a Silverado em um antigo comparativo feito há 2 anos atrás, mas a diferença ainda continua inaceitável.
CAMARO X CORVETTE
A GM do Brasil disponibiliza apenas um esportivo, o Camaro, a qual também é disponibilizado pela GM Americana, mas lá existem dois esportivos atualmente na linha da GM, além do Camaro, tem o Corvete, a qual é o carro mais caro disponibilizado pela GM Americana, o mesmo serve para a GM Brasileira, a qual tem o Camaro como carro mais caro da sua linha no Brasil.
O Corvette começa a partir de $ 50.000, o equivalente a R$ 100.000, porém a versão top de linha custa $ 110.000, a diferença...a versão inicial tem 430 CV, já a top de linha tem 638 CV, e é justamente esse que vamos avaliar.A versão ZR1 do conversível Norte-Americano vai de 0 a 100 km/h em incríveis 3,4 segundos, e a velocidade máxima de 370 KM/H,
O acabamento não se difere tanto do Camaro, mas ainda é superior, o design fica por conta do opinião pessoal, ambos tem bons desenhos, mas o que difere é o gosto, Camaro retrata um ícone dos anos 70, o Corvette não tem um design muito atual, mas sua aerodinâmica supera a do Camaro.
No Brasil custa R$ 210.000, o equivalente ao Corvette ZR1, porém a versão de entrada do Corvette a qual tem 430 CV de potência e um desempenho parecido com o do Camaro custa $ 50.000, o equivalente a metade do preço do Camaro vendido no Brasil.
O maior atributo para se medir um carro esportivo é o desempenho, enquanto o Corvette vai de 0 a 100 em 3,4 segundos, o Camaro leva seus 4,5, e em velocidade máxima, são os 370 KM/H contra os 250 do Camaro.
Resumindo, enquanto o Camaro encara BMW M3, o corvette brinca com Ferrari que custa um milhão e meio de reais.
Neste comparativo deu para perceber uma diferença do comparativo anterior, e ficou menos desigual, mas a diferença ainda continua inaceitável, a qual se deve pelos autos impostos cobrados, e a exploração das montadoras.
Por: Paulo Gustavo Quirino Pereira Constantino.











Cara estive no USA e alguei um Cobalt completinho. Vinha com tudo, ar, dh, computador de bordo, teto solar, bc eletrico, bc de couro, cruise control. É um carro no nível de Civic e Corolla. Ou seja você comparou um Corsa com um Civic/Corolla ai vemos que estamos MUITO MAL!
ResponderExcluiresse pais eh um lixo...a começar pelas montadoras!
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ResponderExcluirO "menos pior" foi o Vectra kkkkkk
ResponderExcluirCredo cara quanto erro de português......
ResponderExcluirAprenda a escrever......
Mas, realmente, a GM aqui tá muito defasada....
Compara a Gm america com a alema Opel pra ver se a americana leva vantagem que era de onde vinham os melhores projetos da Gm Brasileira
ResponderExcluirA velocidade máxima do Corvette ZR1 na verdade é de 329 km/h e não 370 km/h
ResponderExcluiruma vergonha, pq somos obrigados a pagar tao caro por um carro no brasil?
ResponderExcluirse ninguem comprar e todos reclamarem dos altos preços, eles começam a cortar impostos e baixar o preco, mais o povo paga e aceita tudo.
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