domingo, 30 de maio de 2010

O Preconceito com o Nordeste


Há muito tempo no Brasil, o preconceito com o Nordeste é grande, "Sulistas" como são chamados pelos Nordestinos são pessoas que têm preconceito com a parte Nordeste do País, existem duas razões para ter o preconceito com essa região, a primeira é à economia, que sempre foi muito atrasada em relação à economia sul do país, quer dizer há muito tempo atrás, já a segunda é sobre a cultura nordestina, mas vamos refletir e realmente analisar esse preconceito.


Não são todos que têm preconceito com a região Nordeste do país, mas grande parte da população. Porém, será realmente que eles têm motivos suficientes para ter preconceitos? Pra começar o preconceito é errado e mais errado ainda quando não há motivos.

Nordeste: Onde o Brasil cresce mais rápido


A Exame fez uma excelente reportagem sobre o crescimento econômico da Região Nordeste. Pela primeira vez em décadas, a economia nordestina vem crescendo acima da média brasileira.

Esse dado é resultado de vários fatores, mas basicamente por aumento de investimento privado e políticas assistenciais de transferência de renda, e deve acelerar nos próximos anos, em função do forte aumento do nível de investimentos públicos, em particular em Pernambuco.

Desde 2001, a economia nordestina vem crescendo a taxas superiores à média nacional. Enquanto a média da região foi de 4,2% nesse período, o país cresceu 2,3%. Se fosse um país isolado do resto do Brasil, o Nordeste hoje teria um crescimento semelhante ao da Irlanda. No caso de estados como Bahia e Pernambuco, as taxas de crescimento são ainda mais agressivas, da ordem de 7% — ou algo equivalente à expansão econômica da Índia ou da Tailândia. A Bahia não é a Índia. Pernambuco não é a Tailândia. O PIB total do Nordeste é de 250 bilhões de reais — o equivalente ao do estado do Rio de Janeiro sozinho. Mas, tal como acontece em parte das economias asiáticas, esses índices de crescimento vêm mudando a realidade da região. A expansão do consumo foi de 8% em 2006. Alguns analistas acreditam que pode chegar a 20% neste ano, a maior taxa da história. O crescimento da renda per capita é inédito e a região, que concentra 52 milhões de habitantes, ou quase um terço da população brasileira, tornou-se o maior polo de atração de empresas — especialmente as ligadas ao setor de consumo de massa. Estima-se que mais de 2 000 companhias de médio e grande porte tenham-se estabelecido na região nos últimos cinco anos, provocando uma lufada de renovação no ambiente de negócios. Segundo cálculos baseados em dados do Banco do Nordeste, os investimentos privados na região entre 2001 e 2006 decuplicaram, passando de 300 milhões de reais para mais de 3 bilhões de reais — o que gerou cerca de 1,2 milhão de novos empregos, entre diretos e indiretos. Corporações como Nestlé, Kraft, Perdigão, Unilever, Arcor e Whirlpool ampliaram substancialmente sua presença na região, seja pela construção de novas fábricas, seja pela ampliação das já existentes.



O Brasil tem um PIB de 1,612 trilhão, se caso o Nordeste não existisse á economia do Brasil seria em média  1,362, apenas na teoria, pois se fosse levar ao pé da letra seria bem menos do que isso, mas parece pouco? Se o Brasil tivesse 1,362 Trilhão de PIB não ficaria entre as 10 maiores economias do mundo, ficaria aproximadamente no 14º lugar atrás do México, a economia do Nordeste sozinha supera muitos países da américa do sul. Bahia e Pernambuco são os estados que mais crescem e contém mais de 50% de toda á economia do Nordeste, a Bahia tem um PIB de 109.652.000 Bilhões, e é o 6º maior do Brasil, Já Pernambuco 62.256.000 Brilhões, os dados de 2007 apotam Pernambuco como 10º estado mais rico do Brasil, mas de lá até aqui já superou o estado de Goiás que tem uma economia muito próxima, o ceará vem logo atrás em 12º lugar. O Nordeste hoje é região aonde recebe mais investimentos da asia e de multinacionais

As 10 maiores economias, dados de 2007.

1 São Paulo ▲ 902.784.000
2 Rio de Janeiro ▲ 296.768.000
3 Minas Gerais ▲ 241.293.000
4 Rio Grande do Sul ▲ 176.615.000
5 Paraná ▲ 161.582.000
6 Bahia ▲ 109.652.000
7 Santa Catarina ▲ 104.623.000
8 Distrito Federal ▲ 99.946.000
9 Goiás ▲ 65.210.000
10 Pernambuco ▲ 62.256.000



Aeroporto de Recife, o melhor do Brasil.


Dentre as regiões sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste, o Nordeste é a 3ª maior, mas pesquisas apontam futuramente o Nordeste se tornará a 2ª maior, ficando atrás apenas do sudeste por causa de são Paulo e do rio de janeiro que tem quase 50% da economia do país. Não podemos esquecer de estados como Sergipe que tem uma economia de 12 bilhões de Reais, mas é um estado que ainda receberá investimentos.




A Cultura

Em termos culturas cada um deve respeitar o do outro, pois da mesma forma que os "Sulistas" têm preconceito com os Nordestinos, os Nordestinos também tem com os sulistas em alguns aspectos, é uma questão aonde não tem muito o que discutir já que estamos dentro do mesmo país e as culturas têm poucas diferenças.



Deixei claro, alguns mitos sobre o Nordeste, e que o preconceito que algumas pessoas do sul do país tem é extremamente tola e não te a mínima lógica.

Lembrando, preconceito é crime.

9 comentários:

  1. Vivo nos Estados Unidos ha quase 9 anos. Os preconceitos sofridos por mim aqui boa parte vinheram de brasileiros do sul do Brasil. Do estado de Santa Catarina. Porem, as mesmas eram pessoas de baixa escolaridade e carentes de intelectualidade. Mas, boa parte disso deve-se a falta de conhecimento em relacao ao nordeste do Brasil. Acho que, o Ministerio da Educacao devera implementar nos curriculos escolares do sul e sudeste aulas contra o preconceito. E mostrar atraves de videos o que aconteceu na Alemanha nazista durante a II Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  2. Existem varios estereotipos em relacao ao nordeste do Brasil. Mas, quem ler, sabe. Se as pessoas do sul e sudeste teem preconceitos em relacao ao nordeste do Brasil deve-se a falta de educacao e conhecimento. Sinal que, o ensino nas escolas do sul devera melhorar nos anos vindouros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há como negar que o Nordeste tem problemas gravíssimos que todo o Brasil tem conhecimento, dentre os quais, educação,uma porcentagem da população com péssimas condições de trabalho e também o turismo sexual, favorecido em muito pela condição de pobreza extrema, presente não só no nordeste mas em todo o território brasileiro. Ainda não entendi o porquê absurdo deste preconceito, pois moradores do sudeste, do norte e do nordeste são brasileiros igualmente, todos.O problema em uma região também está presente em outra, pois mesmo que Sao Paulo seja o estado mais rico do brasil ainda tem pobreza, ainda tem problemas com infra estrutura e a violencia, então,nem se fala. Acho que todo habitante de sao paulo trocaria seu apartamento por uma casa perto do mar, onde poderia ter mais tranquilidade..enfim,o preconceito nasce da ignorancia,e o que a mídia ''sulista'' divulga nada mais é que a pobreza e os problemas nordestinos;infelizmente,a mídia é uma péssima formadora de opinião e a maioria segue por ter preguiça de pensar.Quanto aos aeroportos,o nordeste recebe milhares de turistas todos os anos,e nada mais justo que oferecer ao público infra estrutura boa,para incentivar o turismo,infelizmente muitas vezes sexual,favorecido pela pobreza de uma porcentagem do nordeste.

      Excluir
  3. Por favor, mostre a Dona Santa/Santo Homem.

    ResponderExcluir
  4. Nao existe uma cultura superior a outra. Existem culturas diferentes. Sendo assim, todos devem ser respeitadas. Sulistas voces terao que aguentar a boa fase da economia nordestina.

    ResponderExcluir
  5. TENHO ORGULHO DE SER NORDESTINO,NUNCA SENTIR VERGONHA DA MINHA REGIÃO!

    ResponderExcluir
  6. o nordeste futuramente sera a regiao mais populosa do brasil

    ResponderExcluir
  7. o nordeste futuramente sera a regiao mais populosa do brasil

    ResponderExcluir