Motor Gm 1.4 VHC
Motor Gm 1.0
Muitas pessoas se lembram quando lançaram os primeiros 1.0, o mercado entrou nas ondas dele e logo os carros com essa cilindrada ocupavam mais de 50% do marcado, muitos impressionados com o consumo, o primeiro foi o mille com seu unanime motor de 48cv deixava muita gente insatisfeita mais o que queriam era economia, o unozinho demorava mais de 20,0s para ir de 0 a 100km/h e sua velocidade maxima não passava dos 140km/h, os motores vieram se aprimorando, chegou o CORSA com injeção eletronica e o Gol fechava o ranking dos mais vendidos com essa cilindrada, até pq os mais leves aonde o motorzinho se adapitava melhor, os motores evoluiram, o corsinha então ganhou o motor de 60cv que com a chegada do celta também o equipou, o mille vinha com o famoso fire com 55cv, aonde já equipava o palio depois de passar pelo M.P.I (MULTI POINT INJECTION), e o GOL trazia o 16v com com 70CV de potência mais que saiu do mercado por problemas, desde ai os motores foram só evolução, hojé temos o fire com 75cv(palio), o VHT com 75cv e o vhc também usando a letra E de economia assim como também aumentou a potência para 78cv e o extinto vhc do corsa que tinha 79cv, mesmo assim com toda essa potência ainda falta torque, e com tudo falta desempenho, ai entra os 1.4, já ouve até chevette 1.4 a qual foi uma piada, mais o que deu certo foi o CORSA 1.4 aliais o atual e o antigo, também já passou pelo brasileiro o CELTA 1.4 parabenizado pelos seus propietarios, mais hojé os 1.4 estão tomando conta do mercado, a PEUGEOT sempre foi contra os 1.0 e sempre investindo em motores 1.4 e 1.6 hojé sua linha só é de 1.4 para cilindradas maiores, o corsa também aderiu apenas a essa cilindrada isso sem falar do prisma e do palio que tem versões 1.4, dentre eles o destaque é o Gm, que ultiliza na versão sedã do corsa e na meriva e montana o motor de 105cv que consegue dá um bom aproveitamento e um bom consumo, o corsa foi eleito o mais economico superando muitos 1.0, e alende isso pelo bom torque não precisa subir a rotação lá pra cima para se ter um bom desempenho isso ajuda bastante a dar mais economia, falando em economia a fiat lançou sua linha economy mais que pareçe que a diferença chega algumas vezes a nenhuma e poucas vezes faz algo mais segundo os propietarios, o 1.4 é a medida certa não tem o nervosismo de um 1.8 e nem a apátia dos 1.0, mais tem um problema, custam caro, muitas vezes pode se chegar a r$ 2.000 de diferença e algumas montadoras tiraram as versões mais simples como no caso do palio que tem apenas a 1.0 e apenas o novo palio tem disponivel o 1.4, mais também nem tudo é maravilha, algumas carros não deram muito certo como no caso do PUNTO e do Ágile que são criticados pelo motor não ter um bom desempenho, principalmente no punto que sua potência é bem inferior ao Gm, os 1.0 estão saindo mais mesmo assim ainda lideram, de pouco a pouco os 1.4 vão chegando e talvez se as montadoras investirem mais podemos chegar a ter carros 2.0 e 1.6 em quase todas as categorias, como aconteçe na EUROPA, Depois dos 1.0 agora e a vez dos 1.4, bem mais lentos em termo de avanço para consumidor do que os 1.0 quando chegaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário